Faça Palestra e se Transforme em uma Autoridade

Você já pensou em fazer palestra? Se você quer ganhar autoridade na sua profissão e ser visto como um especialista você deve pensar na possibilidade de se tornar um palestrante. Seja você um empresário, um médico ou um escritor, se tornar um palestrante pode fazer uma diferença no seu sucesso profissional.

palestrando
Você pode achar que é muito difícil fazer uma palestra, mas acredite, é só uma questão de preparação e treino e caso seu problema seja falar em público, hoje existem muitas técnicas que podem  ajudá-lo a superar esse problema. O importante mesmo é você saber que como palestrante, além de impulsionar sua carreira profissional, você ainda será capaz de ajudar muitas pessoas com seu conhecimento.

Desde que me tornei palestrante, percebi que as pessoas começaram a me ver de maneira diferente, desde o momento em que você começa a fazer palestra, as pessoas passam a te ver como especialista e você começa a ganhar autoridade em seu mercado, só isso já é compensa, mais existe algo ainda maior que é você ajudar as pessoas a terem sucesso.

Zig Ziglar um famoso escritor e palestrante dos EUA diz que “É possível ter tudo que você quiser na vida se apenas você ajudar um determinado de pessoas a conseguirem o que elas querem”.

Bem agora você pode estar pensando como você pode começar a fazer palestra?

Bem, primeiro você deve aprender com quem sabe, comece assistindo palestras dos grandes palestrantes do Brasil e do mundo. Observe suas palavras, linguagem corporal e a maneira como eles conduzem suas palestras.

Outra dica é você não tentar memorizar todo seu conteúdo, procure gravar em sua mente os conceitos, as palavras chaves e ter em mente o conteúdo que você quer falar. O mais importante é que você domine o assunto. Decorar é muito perigoso, pois se você esquece o que deve falar na hora da sua palestra, você vai ter problemas, por isso, não decore seu texto, saiba o conceito e domine o conteúdo, assim você vai falar naturalmente e sua palestra será um sucesso.

Roberto Shinyashiki um famoso escritor e palestrante do Brasil, ensina que devemos ensaiar nossas palestras no espelho, ele também fala muito em cuidar da sua reputação, pois o bem mais valioso de um palestrante é a sua imagem, cuide muito bem dela, principalmente nas redes sociais, Como diz Roberto Shinyashiki, não existe perfil pessoal, só existe perfil profissional, por isso esteja atento com o que você posta no Facebook.

É muito importante também eliminar o nervosismo, é claro que todo palestrante, assim como um ator ou cantor, vai sentir um frio na barriga antes de subir no palco, afinal você vai se expor para um grande número de pessoas, mas lembre-se que aquelas pessoas estão ali para ouvir você e o mais importante é você dominar o seu conteúdo e  dar o seu melhor.

Também é importante que você esteja consciente do seu papel de palestrante, você se preparou e agora é o momento de você e apresentar seu conhecimento, entregar sua mensagem e transformar a vida das pessoas.

Logo no início você deve prender a atenção das pessoas, introduza a ideia principal da palestra, mostre como ela vai se beneficiar em ouvir o que você tem a dizer. Atenha-se ao tema dominante, mantenha o foco e surpreenda sua platéia. Ao final desperte a emoção do seu público e seja claro em sua mensagem.

Pense sempre na sua audiência, no que você pode falar que tenha o poder de mudar para melhor a sua vida, pois essa é a finalidade de uma palestra, transformação.

Se você é um palestrante ou quer se tornar um palestrante, saiba que Roberto Shinyashiki, a maior autoridade em palestras do Brasil, está oferecendo um Mini-curso gratuito de como fazer uma palestra de sucesso. São 5 vídeo-aulas onde ele ensina os passos fundamentais de quem quer ser um palestrante.
Caso queira se inscrever nesse mini-curso Clique Aqui.

Roberto-Shinyashiki-mentor

Sobre Carminha Brum

Especialista em Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais, organizadora e palestrante do CONAEVE Congresso Nacional de Estratégias de vendas.