Como Usar o YouTube para Atrair e Fidelizar Clientes

Todos nós sabemos da força dos vídeos, se uma imagem vale mais do que mil palavras, imagine um vídeo. Durante anos a mídia ganhou fortunas através do cinema, novelas e anúncio, usando exatamente os vídeos.

Vídeos contam histórias, vídeos emocionam, vídeos geram conexões, por isso os vídeos tem tanto poder, e você hoje pode e deve usar esse poder para o seu negócio.

Antes, para ter acesso a esse tipo de mídia, era preciso ter muito dinheiro para investir, esse tipo de publicidade sempre foi muito cara.

Hoje as coisas mudaram, agora com a internet e o youtube, qualquer pessoa ou empresa, pode ter seu canal e divulgar suas ideias, produtos e serviços. Você já parou para pensar a força que isso pode ter para o seu negócio?

Aprenda como usar o Youtube e dominá-lo e assim multiplicar suas vendas e fortalecer sua marca, produto ou serviço, com milhões de telespectadores, que assistem e assinam seu canal.

Se você ou sua empresa ainda não tem um canal no youtube e nem sabe como ter e como fazer ele crescer, vou te passar algumas dicas.

Você vai aprender agora como utilizar o Youtube para atrair novos clientes e fidelizá-los, tornando sua audiência verdadeiros admiradores de sua marca.

Todas as pessoas ou empresas que usam o Youtube, tem seus próprios objetivos. É importante que você também tenha o seu, antes mesmo de criar o seu canal.

As dicas que vou passar podem ser usadas ​​como parte da sua estratégia para atingir suas metas, seja ela de aumento de vendas, ou mesmo, fortalecimento de sua marca.

1- Transforme-se em uma celebridade online

Comece a promover a si mesmo como uma celebridade online e conquiste seu público. É importante lembrar que você deve ser uma celebridade para sua audiência.

Se você é proprietário de uma pequena empresa, ou um representante de vendas, comece criando uma forte personalidade, comece estrelando o seu próprio vídeo no Youtube.

Comece a construir a marca da sua empresa e promova a sua mensagem para personalizar o seu negócio e construir a sua credibilidade.

Como vendedor você pode demonstrar seus produtos, falar sobre seus serviços e construir sua autoridade e com isso, aumentar a sua reputação.

Com um canal no Youtube, você ou sua empresa serão capazes de construir um relacionamento virtual com seus clientes ou potenciais clientes de uma forma antes só era possível nas grandes empresas, que tinham muito dinheiro para investir nesse tipo de publicidade.

2- Use o Youtube para compartilhar seu conhecimento

Você deve usar o seu canal para compartilhar conhecimento e informações de valor para sua audiência. Se você é proprietário de uma empresa, ou vende um produto ou serviço é bem provável que você tenha conhecimento que as outras pessoas buscam, e claro, podem se beneficiar.

Basta você usar sua criatividade para chamar a atenção dessas pessoas. Acredite, sua empresa pode se beneficiar em se comunicar diretamente com seus clientes ou potenciais clientes, usando o Youtube como estratégia de marketing.

3- Use seu canal para criar uma demonstração do produto ou serviço

Você pode criar vídeos ensinando como os seu potenciais clientes podem usar e se beneficiar com seus produtos ou serviços.

Você pode também mostrar depoimentos de clientes satisfeitos dentro de um vídeo no seu canal, provavelmente você já ouviu falar em gatilhos mentais, em breve estarei lançando um curso online sobre o assunto. O importante agora é você saber que um vídeo com depoimentos é uma prova social e esse é um gatilho mental poderoso, que deve ser usado em seu processo de vendas.

4- Crie vídeos instrutivos

Os vídeos instrutivos podem ajudar a reduzir o atendimento ao cliente. Você pode produzir vídeos para ensinar as pessoas como montar e ou mesmo,utilizar um produto ou serviço, como expliquei na dica anterior, assim você ajuda os clientes a descobrirem o verdadeiro potencial do seu produto, e assim elimina muitas dúvidas.

5- Compartilhe vídeos de palestras e apresentações que você deu ou participou

Caso você já tenha apresentado uma palestra, ou algum outro tipo de apresentação, considere fazer uma gravação e colocar o vídeo no seu canal do Youtube para seus clientes, potenciais clientes e público em geral assistirem, isso ajudará a fortalecer sua imagem como um especialista, aumentando sua autoridade, permitindo transmitir informações valiosas para os clientes e potenciais clientes, além de ajudar a construir a sua marca e a marca da sua empresa.

6- Conte a sua história e a história da sua empresa

Histórias são também poderosos gatilhos mentais, pois criam conexões. Cada empresa e cada pessoa tem uma história para contar, assim como os fundadores ou dirigentes atuais de cada negócio.

Ao contar a sua história, você será capaz de melhorar a fidelização dos seus clientes e do reconhecimento da marca, além de criar conexão.

Contando história você também educa a sua audiência sobre o que sua empresa, o seu produto ou serviço faz e quais são seus valores.

7- Crie uma chamada de ação no final de cada vídeo

O Youtube permite que você fale diretamente com sua audiência, use seus vídeos para incentivar os telespectadores a tomarem uma ação específica depois de assistir o seu vídeo, seja para visitar o seu site, se inscrever no seu canal, ou se inscrever na sua lista de email, ou mesmo comprar seu produto, ou contratar seu serviço.

E se você que saber mais como criar e divulgar seu canal no youtube, eu convido você a conhecer o Curso Youtube Marketing do Gabriel Rockenbach, especialista em Youtube no Brasil.

Nesse curso ele ensina como fazer todas as configurações necessárias para que seu vídeo tenha destaque nos buscadores do Google e tudo que você precisa para criar e divulgar seu canal .

Nesse curso ele também ensina a usar o Google Hangouts para promover seus produtos e serviços. 

Para saber mais sobre o curso do Youtube Marketing clique aqui.

 

Sobre Carminha Brum

Especialista em Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais, organizadora e palestrante do CONAEVE Congresso Nacional de Estratégias de vendas.