Como Ser um Bom Vendedor – Os 10 Mandamentos

Se você quer se manter no mercado e saber como ser um bom vendedor, eu separei 10 dicas fundamentais para se tornar um vendedor sucesso.vendedor-excelente

Saiba que o consumidor de hoje está cada vez mais exigente e você profissional de vendas precisa estar preparado.

Hoje o mercado altamente competitivo não aceita mais amadores, o famoso tirador de pedidos, e se você quer estar no topo do jogo você precisa saber com ser um bom vendedor e a única maneira é investindo no seu crescimento profissional.

Estamos em um mercado de intensa competição pelo consumidor, e esse consumidor está cada vez mais exigente e não tolera um vendedor desleixado, com uma abordagem grosseira e sem conhecimento do produto ou serviço.

Então vamos aos 10 mandamentos de como ser um bom vendedor.

Você deve ser eficiente, competente e comprometido em servir o cliente. Seguindo esses 10 mandamentos tenho a certeza que você pode se tornar um vendedor de sucesso.

1. Não abandone o cliente só porque ele diz que está apenas olhando.

Muitos vendedores se sentem desanimados quando abordam um cliente e ele diz que está apenas olhando, muitas vezes o cliente diz isso porque ele quer um pouco de privacidade, pode até acontecer dele realmente estar só olhando, mas na maioria das vezes ele compra, e caso você não esteja por perto, ele vai pedir o produto a outro vendedor, ou pior ainda, ele pode abandonar a sua loja achando que foi tratado com descaso e ir comprar na concorrência.

A próxima vez que um cliente disser que está só olhando, lembre-se que a venda começa com um olhar, deixe o cliente a vontade, mas fique por perto para ajudá-lo assim que ele te chamar, e quando isso acontecer, seja o mais gentil possível e faça com que esse cliente se sinta especial.

2. Jamais ignore o cliente

Como disse anteriormente no 1º mandamento de como ser um bom vendedor, o cliente jamais deve achar que foi tratado com descaso, pois caso isso aconteça , ele vai se sentir ofendido e vai comprar na concorrência.

É bem melhor você ser visto como um vendedor insistente do que um vendedor que ignorou o cliente, pois no caso da insistência você está de alguma maneira dando atenção a esse cliente.

É melhor você insistir perante um cliente com ofertas que pode ajudá-lo do que simplesmente o ignorar.

3. Venda agressivamente

Hoje estamos em um mercado altamente competitivo, por isso, se você quer se manter no mercado deve saber como ser um bom vendedor, e para isso você tem que definir para si próprio metas de vendas muito elevadas.

Se você quer ser um vendedor acima da média, você deve vender acima dos níveis esperados e para isso você deve ter um compromisso de vender agressivamente para cada cliente e fazer o máximo em cada oportunidade.

4. Não deixe seu cliente esperando

Ninguém gosta de esperar e quando você deixa seu cliente esperando ele se torna agitado, inquieto e nervoso. Nenhum cliente deve ter de esperar por nada.

Facilite o seu sistema de pagamento para que seja o mais eficiente possível, pois ao fazer o seu cliente esperar você coloca toda a venda em risco.

Faça com que o seu processo de vendas seja rápido, amigável e fácil de percorrer. Seu cliente tem que se sentir confortável e satisfeito do começo ao fim.

5. Trate todos os seus clientes como potenciais compradores

Não julgue seu cliente pelas roupas que ele veste, sempre acredite que ele tem capacidade para fazer uma compra.
Todo vendedor conhece alguma história de algum cliente que não foi tratado adequadamente por não estar bem vestido e no final esse cliente fechou a venda.

Tratar qualquer um que entra em sua loja com respeito e consideração mostra que você sabe como ser um bom vendedor.
Dê atenção a todos os clientes, sempre acreditando que se eles têm dinheiro para gastar, independentemente do que eles dizem ou como eles se vestem.

6. Atenda bem o seu cliente

Para ser um bom vendedor atenda bem o seu cliente, faça com que ele se sinta importante, se possível, trate-o sempre pelo nome. Agradeça a preferência.

Todo cliente quer atenção, quer se sentir valorizado, por isso, se você quer realmente ser um bom vendedor, deve sempre oferecer um excelente atendimento ao cliente.

7. Envolva-se com cada cliente

A melhor maneira de aumentar tanto a experiência do cliente e quanto a fidelização de clientes é você verdadeiramente se envolver com cada cliente. Esse fato já faz com que você se destaque da concorrência, pois o cliente se sente valorizado.

8. Mais importante que ter o menor preço é ter a melhor solução

Quando o cliente te procura ele está em busca da solução de um problema, as pessoas compram coisas para resolver seus problemas. Para ser um bom vendedor você deve fazer as perguntas certas, ouvir o cliente e fornecer a melhor solução.

Pergunte:

O que você precisa?

O que você está procurando?

Como posso te ajudar?

Essas perguntas devem ser feita a cada cliente.

9. Tente sempre uma segunda venda

Você não deve se contentar com apenas uma venda. Cada compra do produto cria uma oportunidade para outra venda do produto.

Aguarde até concluir a venda do primeiro produto, após concluir a primeira venda, parta para a segunda, ofereça outros produtos que de alguma maneira combine com a primeira.

Se você vendeu uma blusa, ofereça uma saia.
Diga:
Temos uma saia que combina com essa blusa.. quer ver?

As pessoas sempre estão abertas para comprar mais. Oferecer outros produtos não só aumenta os lucros, mas também garante a fidelidade do cliente.

10. Mostre sempre mais produtos, serviços e soluções

Não acredite quando um cliente te disser que seu produto está fora de seu orçamento. Eles podem e vão comprar fora do seu orçamento e eles fazem isso quase todos os dias. Reconheça a ideia de um orçamento restrito, mas mantenha-se mostrando os seus produtos, serviços e soluções.

Os melhores vendedores devem procurar várias maneiras de ir acima e além para os clientes e proporcionar uma experiência excepcional ao cliente levando a lealdade e referências.

O bom vendedor deve sempre tratar cada cliente como especial e importante, acreditando que ele está pronto e tem capacidade de comprar hoje.

Leia e aplique esses 10 mandamentos de como ser um bom vendedor e verá como conseguirá conquistar clientes e transformá-los em clientes fiéis, frequentes e que além de tudo ainda o recomendará aos amigos e familiares, o que hoje em dia, com as redes sociais, ganharam proporções gigantescas, por isso valorize cada vez mais o seu cliente e ele com certeza também irá valorizar o seu trabalho.

Fique atento que em breve vai acontecer a reprise do CONAEVE – Congresso Nacional de Estratégias de Vendas que reuniu vários palestrantes do mundo corporativo, se você não assistiu ou quer assistir novamente faça sua inscrição.

E se você quer receber mais dicas de como ser um bom vendedor, Clique Aqui e baixe o meu ebook 67 Maneiras de se Tornar um Vendedor Campeão.

Sobre Carminha Brum

Especialista em Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais, organizadora e palestrante do CONAEVE Congresso Nacional de Estratégias de vendas.