Como Melhorar sua Apresentação de Vendas em 3 Passos

  Quando você consegue marcar uma visita com um potencial cliente, você já está a alguns passos de fechar uma venda, e para que você não coloque tudo a perder, é importante que você se prepare antes dessa visita. A apresentação de vendas é um processo, existe um passo a passo e minha dica é que você faça um roteiro antes, isso vai fazer com que você se sinta mais seguro.

E caso você não tenha muita prática em apresentação de vendas e quer realmente ter sucesso em sua profissão de vendedor,vou revelar agora algumas estratégias que irão fazer com que sua apresentação de vendas seja um sucesso. Acredite, o sucesso só depende de você. Vender é uma habilidade, e como toda habilidade, pode e deve ser desenvolvida.

1- Planejamento

Antes de visitar o seu potencial cliente, busque informações sobre ele e o seu negócio. Hoje em dia isso é muito fácil de fazer, basta que você coloque o nome do seu potencial cliente no Google e no Facebook. Veja se a empresa dele tem um site, uma Fanpage, visite as páginas e leia as informações.

Caso o seu cliente tenha um perfil no Facebook aberto ao público, veja suas publicações e o que ele gosta. Conheça os assuntos do interesse dele, isso vai facilitar na hora de manter uma conversa e criar conexão. Anote as informações principais e comece a planejar a sua apresentação. É muito importante que você planeje sua apresentação de vendas por escrito. Lembre-se de fazer um roteiro.

Depois de escrever sua apresentação de vendas, leia a apresentação várias vezes. Treine bastante, se coloque no lugar desse potencial cliente e imagine as dúvidas que ele pode vir a ter, elabore as respostas. Esteja preparado.

Agora, preste muita atenção, quando estiver buscando informações de seus clientes no perfil deles nas redes sociais, é importante que seja discreto. Nada de pedir amizade ou curtir suas publicações, seja muito discreto, afinal você só está em busca de informações e não de novas amizades. Seja profissional sempre.

2- No momento da apresentação

Como disse antes, a apresentação de vendas é um processo, tem começo, meio e fim, por isso a importância do planejamento, ir a uma apresentação de vendas, sem estar preparado e com um roteiro, pode por todo seu trabalho de prospecção a perder. E se você não tem ideia de como começar,vou mostrar agora uma estrutura simples que você pode montar:

  • Comece criando uma conexão, inicie um relacionamento de confiança, para isso, use as informações que você conseguiu nas redes sociais, fale sobre assuntos do interesse do potencial cliente;
  • Depois de ter criado a conexão, chegou o momento de começar a introduzir o tema do seu negócio, lembrando de deixar o cliente bem a vontade;
  • Seja claro e objetivo ao falar do seu produto e da sua empresa, sempre focando nos benefícios;
  • Escute atentamente as perguntas do potencial cliente, responda com segurança. Lembre-se que as perguntas são a chave do sucesso nas vendas;
  • Quando sentir que o potencial cliente está pronto, inicie o fechamento da venda.

3- Fechamento da venda

Esse é o momento mais importante da sua apresentação, o momento do fechamento da venda. Muita atenção nos sinais que o seu cliente está te dando, nessa hora, é importante prestar atenção em sua expressão facial e corporal. E principalmente, preste muita atenção nas perguntas, pois são elas que irão fazer com que você elimine as objeções do seu potencial cliente.

Depois de observar as reações do cliente e matar todas as suas objeções é hora de você fechar a venda.
A decisão de fechar a venda é sua, muitos vendedores tem medo dessa hora, mas esse é o momento em que você mostra que tem segurança em seu produto e na diferença que pode fazer na vida do seu cliente. Fique firme e feche a venda.

Sempre digo que venda é um processo, com início, meio e fim. E como já disse nesse artigo, a apresentação de vendas também é. Esteja bem preparado, faça um bom planejamento, faça sua apresentação com segurança e feche a venda.

Acredite em você, acredite em seu produto e na sua empresa. E Tenha sempre uma postura de um vendedor de campeão. Tenho certeza que com planejamento, preparação e treino, as suas apresentações de vendas serão um sucesso.

E se você é um representante de vendas e quer turbinar sua carreira, eu te convido a assistir o minicurso gratuito A Fórmula do Representante. Nele você vai aprender dicas e estratégias para alavancar suas vendas.

Esse minicurso vai fazer com que você de um salto em sua carreira, por isso não perca tempo e se inscreva agora, pois as vídeo-aulas ficarão no ar por tempo limitado. E claro, assista todas as 4 vídeo-aulas e coloque o que aprender em prática. Tenho certeza que esse minicurso gratuito A Fórmula do Representante vai fazer uma diferença incrível em seu negócio e sua carreira.

Para saber mais sobre o minicurso gratuito A Fórmula do representante clique aqui.

Sobre Carminha Brum

Especialista em Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais, organizadora e palestrante do CONAEVE Congresso Nacional de Estratégias de vendas.