Black Friday – Por que você deve usar essa Estratégia em seu Negócio?

  Black Friday é uma estratégia de vendas que surgiu nos EUA e que agora vem ganhando força no Brasil. A estratégia de vendas usada é dar grandes descontos para atrair muitos clientes.
 
Grandes empresas como Natura, Magazine Luíza, Ponto frio, já usam essa estratégia, mas poucas pequenas e médias empresas estão utilizando essa fantástica estratégia de vendas.
 
Se você é empresário ou representante de vendas e quer começar a utilizar a estratégia do Black Friday em suas vendas, eu tenho algumas dicas para você entrar nessa onda e vender muito.
 

1- Planejamento

 
Como toda estratégia, você deve começar com o planejamento. A data do Black Friday é 27 de novembro. Você deve decidir se vai dar o desconto somente naquele dia para usar a técnica da escassez, caso não conheça essa técnica, ela é aquela oportunidade de compra naquele momento,         ” compre agora ou vai ficar de fora”, ou, você pode também esticar um pouco o prazo.
 
Algumas empresas preferem esticar um pouco o prazo e começam a oferta alguns dias antes, ou, terminam um pouco depois. É você que tem que decidir quais dessas duas opções é a melhor estratégia para o seu negócio.
 

2- Organização

 
Com a estratégia de vendas Black Friday você pode ter uma enxurrada de vendas, por isso verifique o seu estoque, e organize bem o prazo de entrega, caso seja um produto físico, ou mesmo o seu tempo, se for um serviço. De nada adianta vender muito e não conseguir entregar, lembrando que sua reputação é o seu maior patrimônio.
 

3- Qual seu foco?

 
Existem duas maneiras de usar a estratégia de vendas Black Friday, vou explicar as duas. Escolha a melhor para o seu negócio.
 
  1. Aumentar o lucro – Se o seu interesse é vender mais e lucrar com essas vendas, o seu desconto não vai ser tão atraente, mas deve ser o suficiente para atrair os consumidores, lembre-se que várias empresas estarão usando a estratégia do Black Friday e o consumidor vai ter muitas escolhas.
  2. Prospecção e Fidelização – Agora, se o que você quer é chamar atenção para seu negócio, ou agradar seus clientes antigos, essa também é uma maravilhosa oportunidade. Nesse caso o desconto deve ser significativo, usando a estratégia da oferta irresistível. A estratégia da oferta irresistível é você vender um produto ou serviço por um preço tão baixo, que o cliente sabe que se não aproveitar vai perder uma grande oportunidade, lembrando que nesse caso, o foco não é no lucro e sim na atração de novos clientes e encantar o clientes antigos.
Escolha a que melhor combine com seu negócio e aproveite essa onda para ter uma enxurrada de vendas, seja para aumentar o lucro ou para prospecção e fidelização. A estratégia Black Friday é uma excelente oportunidade de fazer novos negócios. E lembre-se que a data do Black Friday é 27 de novembro.
 
Por isso, prepare a sua oferta e capriche na divulgação nas redes sociais, principalmente o Facebook.
E se você ainda não usa o Facebook de maneira estratégica em seu negócio, saiba que você está deixando dinheiro na mesa.
 
Hoje o Facebook é a maior rede social do mundo e o seu negócio precisa estar bem posicionado no Facebook para aumentar os seus resultados.
 
Foi por isso que escrevi o livro 23 Estratégias Poderosas de Explodir suas Vendas usando o Facebook.
Neste livro eu vou te ensinar como aumentar as suas vendas usando o Facebook de maneira estratégica.
 
Você encontra o livro no Amazon. Para saber mais, basta entrar no link abaixo
 
 
Com  Black Friday ou sem  Black Friday, você precisa usar as redes sociais para alavancar as suas vendas, principalmente o Facebook.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sobre Carminha Brum

Especialista em Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais, organizadora e palestrante do CONAEVE Congresso Nacional de Estratégias de vendas.