8 Maneiras de fazer uma Abordagem de Vendas Eficiente

 
  Nesse artigo quero mostrar 8 maneiras de fazer uma abordagem de vendas eficiente, para que  você consiga conquistar muitos novos clientes. Muitos vendedores se sentem inseguros na hora de fazer uma abordagem de vendas com um potencial cliente, e muitos deles simplesmente travam na hora de abordar essas pessoas e com isso, muitos negócios são perdidos antes mesmo de começar.
 
  A abordagem é uma parte muito importante no processo de vendas. Existem algumas técnicas e estratégias de abordagem muito eficientes, algumas muito simples de aplicar. Agora antes de aplicar qualquer técnica de abordagem de vendas, é importante você estar preparado.
 
  Todo o processo de vendas começa em sua mente, começa por você. É importante acreditar em você, no seu potencial, na sua empresa e no seu produto. Se você acredita que o que você oferece tem valor, basta se preparar.
 
Esteja sempre se preparando para abordar um potencial cliente e apresentar o seu produto ou serviço.
Nunca perca uma oportunidade para iniciar uma venda e esse início é sempre pela abordagem.
 
Pratique, pratique e pratique. Não tenha medo de errar, não importa caso você se atrapalhe logo no início,  errar faz parte da aprendizagem, enfrente o desconforto Inicial, você verá que a maior parte das pessoas são gentis.
 
E com o treino e a repetição, você vai ficando cada vez melhor. Venda é um processo que envolve várias habilidades e a abordagem  é uma delas. Vamos agora à algumas dicas e estratégias de abordagem de vendas:
 

1- Sorriso

  Essa é a técnica mais simples e mais importante de todas. Recentemente foi publicado uma pesquisa, onde mostra que os vendedores brasileiros não costumam sorrir com frequência para seus clientes, não cometa esse erro. O sorriso abre portas e é capaz de iluminar o dia de alguém, sorria com sinceridade, com vontade. Essa é sem dúvida a melhor estratégia de abordagem de vendas do mundo.

 

2- Crie o hábito de conversar com as pessoas

 
  Comece a criar o hábito de conversar com pessoas estranhas, se você não tem esse hábito de sucesso, comece o quanto antes. No inicio você sentirá um desconforto, mas persista e com o tempo e a repetição, você se acostuma. É importante você também conseguir fazer a outra pessoa se sentir confortável.
 
Use o Rapport. Se você nunca estudou sobre PNL, o Rapport é uma técnica de PNL onde você observa os gestos e tom de voz da pessoa e discretamente faz igual, isso acontece porque nós gostamos de nos relacionar com quem achamos parecido com a gente, isso traz um certo conforto. 
 

3- Aproxime-se da pessoa do jeito certo

 
  Para que isso aconteça, outra dica que posso te passar é a maneira que você se aproxima da outra pessoa. Quando for abordar alguém na rua, olhe para a pessoa, sorria, vá de peito aberto e com as mãos aparecendo.
 
No livro “Como convencer alguém em 90 segundos” o autor Nicholas Boothman  fala deste tipo de abordagem. Ele explica que ao mostrar as mãos, a pessoa que está sendo abordada se sente mais segura, pois você mostra para o cérebro dela que você não representa perigo.
 
 

4- Esteja bem vestido

 
Capriche no visual, esteja bem vestido, com aparência de bem sucedido. A roupa é uma maneira muito eficiente de chamar a atenção. Use o seu visual para despertar o interesse das pessoas. 
Uma pessoa bem vestida tem muito mais chance de sucesso em uma abordagem de vendas.
 
 

5- Seja interessante

 
  Comece com um ” bom dia”, “boa tarde”. Inicie a conversa chamando a atenção para o benefício do seu produto. Crie uma frase de impacto que desperte o interesse da pessoa para o seu negócio.
Mostre o benefício que ela pode ter ao te dar alguns minutos de atenção.
 
 

6- Seja encantador

 
  É como uma paquera, você precisa despertar o interesse e depois prender a atenção da pessoa, seja gentil, seja encantador, seja interessante. Use e abuse do sorriso.
 
 
 

7- Conheça seu público-alvo

 
 Aproxime-se das pessoas certas, que podem ter interesse em seu negócio. Se você busca clientes para um salão de beleza, não gaste tempo e energia abordando um homem. Conheça seu público-alvo e ofereça o seu produto para as pessoas certas.
 
 

8- Crie um roteiro de abordagem e treine no espelho, grave no celular e assista

 
  Mostre a gravação para outros vendedores e amigos, veja como melhorar, corrija e grave de novo.
Quando achar que ficou ótimo, treine e coloque em prática. Veja se funciona, e caso você tenha os resultados esperados, repita esse roteiro. A prática leva a perfeição.
 
 
 

9- Empoderamento

 
  Empoderamento é fundamental em uma abordagem de vendas. Acredite em seu poder, tenha autoconfiança. Se preencha de energia positiva, se preencha de entusiasmo
Estude PNL e entenda sobre o funcionamento do seu cérebro. E para que você use o empoderamento em um processo de vendas é muito simples:
 
  Fique diante do espelho, sorria, faça poses de poder.
Poses de poder é aquela usada pelo super- homem e pela mulher maravilha. Para saber mais sobre poses de poder, assista a palestra do TED de Amy Cuddy
 
Poses de poder é uma técnica muito simples, mas muito poderosa. Você coloca as mãos na cintura por alguns segundos e começa a se sentir poderoso. Faça também o V de Vitória várias vezes.
Pode parecer bobagem, mas não é, ao fazer isso o seu cérebro joga dopamina no seu corpo.
Os times de futebol americano costumam fazer isso com os seus jogadores antes de entrar em campo. Conheça nossa página de Neurociência e PNL no Facebook para que você conheça melhor o funcionamento dessa máquina fantástica chamada cérebro.
 
  Espero que essas técnicas de abordagem de vendas ajude você a aumentar suas vendas e sua carteira de clientes. E se quiser saber mais sobre abordagem de vendas, relacionamento com cliente, fechamento, marketing e empreendedorismo se inscreva na nossa lista vip. Para se inscrever na nossa lista vip entre no link abaixo:
 
 

Sobre Carminha Brum

Especialista em Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais, organizadora e palestrante do CONAEVE Congresso Nacional de Estratégias de vendas.